Volta às aulas – A rotina em escolas americanas


Um novo ano letivo está se iniciando e, junto com o curso regular brasileiro, as aulas do Programa de Ensino Internacional adotado por escolas que oferecem um diploma com dupla formação aos seus alunos. Aqui, escolas que optam por um programa de ensino pautado no modelo americano vão além ao adotar estratégias que proporcionem conhecimento multicultural e informações sobre a didática e metodologia das escolas americanas. Neste contexto, vale conhecer um pouco mais sobre a rotina em escolas americanas. Quer saber?

O ano letivo O ano letivo dos norte-americanos começa em agosto ou setembro e termina em maio ou junho. As férias deles são em julho (para aproveitarem o verão), com alguns dias de descanso entre o Natal e o Ano-Novo.

Independência aos 16 Na High School, que é o equivalente ao Ensino Médio, e vai do 9º ao 12º ano, os alunos americanos já têm carteira de habilitação e vão para a aula dirigindo seu próprio carro. Nos EUA, a carta de motorista pode ser tirada aos 16 anos. Os alunos também têm liberdade de sair para dar uma voltinha nos intervalos.

Os estudantes é que mudam de salas (salas por disciplina)

Na High School, os professores é que recebem os alunos na sala de aula. Ninguém tem carteira fixa e precisa carregar o material de uma classe para outra. É devido a esse movimento de alunos e de material que existem os armários com cadeados no corredor, onde é possível guardar os pertences.

Refeições na escola

O intervalo serve para os alunos almoçarem. Ele acontece entre 12 e 14 horas, pois os alunos estudam em período integral. Nos bandejões, formam-se filas e os estudantes pagam, em média, US$ 2 pelo almoço.

Clubes de estudo

Além das aulas optativas, os alunos podem participar de clubes de estudo após o fim das aulas. Neles, há cursos como liderança, redação e debate político. Todos eles podem dar créditos ao aluno, mas, caso esteja pendurado em alguma disciplina, a escola pode recusar sua inscrição.

Aulas optativas

Nos EUA, os alunos escolhem o que querem estudar. Há disciplinas obrigatórias, como matemática, inglês, ciências, história, economia e governo dos EUA. O resto são aulas optativas, como educação artística, música, esportes e teatro. Em certas escolas, é possível aprender cuidados com horta, marcenaria e culinária.


159 visualizações

Support / Membership

pea21.jpg

GALERIA