Valores multiculturais - Patriotismo: Brasil x EUA


Quando se frequenta uma escola com ensino americano, várias vezes os alunos se deparam com informações que são muito diversas daquelas que fazem parte da cultura brasileira, por exemplo. São os chamados valores multiculturais, que integram a proposta de ensino internacional, tão rica para a formação pessoal e acadêmica dos estudantes. Muito além de adquirir proficiência em um segundo idioma, eles apreendem características de outros países e as incorporam de forma muito mais rápida, já que convivem com professores nativos.

Um dos pontos que mais chama atenção dos alunos é o patriotismo americano, muitas vezes expresso pelo comportamento de moradores norte-americanos que, frequentemente, fixam bandeiras dos EUA em frente às suas casas, de forma espontânea, sem motivação específica, a não ser uma demonstração de amor ao país.

No Brasil, este tipo de atitude é vista, na maioria dos casos, em época de campeonatos mundiais de futebol, olimpíadas ou manifestações políticas, como as ocorridas recentemente, mas sempre está relacionada a fatos específicos. Além deste exemplo, podemos citar também o uso da bandeira americana como estampa em peças de roupas, como ícone de moda, exemplo que também não se aplica por aqui.

A questão da bandeira demonstra uma grande diferença cultural entre os dois países: o patriotismo. Segundo definições histórias, o sentimento de patriotismo é construído através da história de cada nação e sua valorização por seu povo. Nos Estados Unidos esse sentimento parece bem mais presente do que no Brasil.

Muitas outras questões são diferentes e despertam a curiosidade dos alunos, que pouco a pouco vão conhecendo e descobrindo peculiaridades de um novo mundo, cujo conhecimento não tem fronteiras.

#ensinointernacional #valoresmulticulturais #estudantes #patriotismo

465 visualizações

Support / Membership

pea21.jpg

GALERIA