Brasil X EUA: diferença na estrutura de Ensino Superior


Sistema de educação norte-americano se mostra mais organizado e eficiente em relação ao brasileiro

Para muitos jovens, chegar ao Ensino Médio significa o começo da preparação para decidir qual carreira profissional seguir. A maioria dos brasileiros com idade média de 16 e 17 anos já sente a pressão em escolher o caminho que deverá ser trilhado na Universidade. Mas será que eles estão realmente preparados para esse passo tão importante?

Para um jovem ingressar em uma universidade brasileira, precisa decidir no ato da matrícula o curso de sua preferência, já que o sistema de Ensino Superior no Brasil não oferece ao aluno a opção de escolher, com calma, a carreira que deseja seguir. Muitas escolhas, nessa fase, acabam resultando em matrículas trancadas, trocas constantes de cursos e até mesmo insatisfação na vivência da carreira que optaram. Alguns especialistas justificam esses fatos, levando em consideração a imaturidade e a indecisão próprias dessa fase da vida.

Diferente do Brasil, nos Estados Unidos os jovens não precisam escolher definitivamente o curso que querem seguir ao aplicar para uma universidade, já que o sistema permite aos alunos um conhecimento e vivência mais abrangente das áreas durante os primeiros anos da vida acadêmica Dentro do sistema de ensino superior americano, dos quatro anos de estudo nas universidades americanas, os dois primeiros são de matérias gerais relativas à área de interesse (Humanas, Exatas, Biológicas), e as específicas são iniciadas a partir do 3º ano, ou seja, os alunos podem decidir com calma e ponderação o Curso que mais se afina com seu objetivo e perfil.

Outro fator interessante é o leque de opções em cursos que os EUA oferecem, não só dentro das áreas mais procuradas (Business/Negócios, Engenharia, Saúde) como também com cursos que não existem ou são extremamente novos no Brasil. Hoje, o aluno pode optar também por cursos como, por exemplo, Sports Management (Gerenciamento Esportivo), Gastronomia (Arte em Culinária, etc.), Ciência do Exercício (trabalho com atletas e reabilitação de cardíacos, etc.), Comunicação, Tecnologia e Suporte de Serviços (Efeitos especiais, Animação, Computação Gráfica), Justiça Criminal, Ciência Política e Governamental, Cinema, Design de Interiores, Arte em Jóias e Metal, Escultura, Moda, Desenvolvimento de games, Administração Hospitalar, Comunicação de Massa, Música e muitos mais.

Fonte: www.brasileua.com

#educação #ensino #brasil #eua #estadosunidos #universitade #faculdade #carreira #preparo #estudantes #alunos

39 visualizações

Support / Membership

pea21.jpg

GALERIA