Competências para o século 21


Muito se fala sobre as chamadas “competências para o século 21” , mas será que todos entendem o seu significado? A expressão refere-se a um conjunto de conhecimentos, habilidades, atitudes e competências, que preparam os alunos para a vida acadêmica, profissional, pessoal e em comunidade. Muitas vezes, o termo é substituído por sinônimos como competências não relacionadas ao aprendizado. Essas capacidades, no entanto, transcendem as expectativas de aprendizado relacionadas a conteúdos acadêmicos e podem estar presentes nas rotinas de todas as disciplinas escolares.

Não há apenas uma definição de que elementos compõem esse conjunto de competências. Uma das abordagens mais comuns é a dos 4Cs (abreviação em inglês): comunicação, colaboração, criatividade e pensamento crítico. Já a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) adota uma concepção de competências socioemocionais que envolve as capacidades de atingir objetivos (perseverança, autocontrole, entusiasmo para atingir objetivos), trabalhar com os outros (cordialidade, respeito, cuidado) e gerir emoções (calma, otimismo e confiança).

Fonte: Porvir

#skills #habilidades #competências #século21 #séculoXX #educação #internacional #multicultural #global #globalização #brasil #ensinointernacional #futuro

18 visualizações

Support / Membership

pea21.jpg

GALERIA